Causa: Ser infiel ao mandato.
A substituição da missão bíblica por propósitos diversos e atividades secundárias, mais aceitáveis ao mundo, desencaminham o chamado ministerial.
Lectio. Também fiquei sabendo que os levitas
não tinham recebido a parte que lhes era devida e que todos os levitas e cantores responsáveis pelo culto haviam voltado para suas próprias terras. Neemias 13:10 NVI (Ne 13:10-14).
Meditatio. O Livro de Neemias é um relato do trabalho deste diligente administrador na restauração da adoração a Deus em Jerusalém. Depois de recuperar as defesas da cidade, a teologia bíblica, e o serviço no templo, Neemias voltou a Susã e ao seu cargo oficial. Contudo, Israel ainda se desviou de sua missão e Neemias precisou retornar, agora para a restauração da comunidade, descrita no capítulo 13. A passagem que estudamos começa por observar que os levitas e cantores responsáveis pelo culto não haviam recebido o sustento devido (o dízimo) e, por isso, abandonaram seu trabalho no templo e voltaram para suas terras. Esse desvio missional, tanto dos adoradores como dos líderes e ministrantes, mostra como o retrocesso foi orgânico: a falta de provisão criou um ciclo de desmotivação e desvio. Para restaurar a missão da comunidade e a função de cada grupo, Neemias trabalhou na conscientização, convocação e funcionamento. Depois, ele nomeou pessoas para funções que garantiriam a perseverança na missão, estabelecendo um sistema de supervisão para que a adoração continuasse. Por fim, Neemias apresentou seu trabalho de restauração da missão comunitária de Israel, em todas as suas funções, como oferta digna de ser entregue a Deus.
Oratio. Adore a Deus, pois essa é a sua missão. Lembre-se do que Jesus disse: “Meu Pai é glorificado quando vocês dão muito fruto.” Jo 15:8 NVI. Apresente a ele seus frutos que permanecem. Confesse que a igreja tem se afastado de sua missão, e que, como membro, você também é responsável. Seja pela má administração dos recursos, seja pelo amor ao mundo, nem sempre a adoração na comunicação do Evangelho tem sido apresentada. Agradeça ao Senhor pelos homens e mulheres que se levantam para restaurar a missão divina da igreja. Submeta-se a viver como Deus deseja e a fazer tudo para agradá-lo, não a si mesmo ou a outros. Dedique-se a restaurar a missão. Ofereça sua vida para conscientizar, convocar e trabalhar para o cumprimento da missão de glorificar a Deus pela comunicação do Evangelho.
Contemplatio: Depois de orar, contemple aqueles quarenta dias após a Ressurreição. Veja Jesus caminhando pela Terra de Israel, instruindo seus discípulos sobre a missão que eles deveriam cumprir até o fim dos tempos. Observe-o no monte na Galileia, ordenando ensinar. Contemple-o nos arredores de Jerusalém, dando as ordens de proclamar e testemunhar. Perceba o Senhor entrando em uma sala fechada, determinando a ministração do perdão dos pecados. Finalmente, contemple Jesus no Monte das Oliveiras, mandando testemunhar até os confins da Terra. Que a missão bíblica continue viva em você.
Confessio. Desde a minha infância, senti-me levado a pregar a Palavra de Deus. Lembro-me de chegar da escola, com 7 a 10 anos, pegar minha Bíblia e ir à casa dos vizinhos para compartilhar o que havia aprendido de Deus. Aos 7 anos, em um dia frio de inverno, em uma pequena congregação, aceitei a primeira oportunidade de pregar e nunca mais parei.
Na adolescência, a ordem de Paulo a Timóteo se tornou meu lema pessoal: “Pregue a Palavra”. Aos 57 anos, celebrei meu jubileu na pregação, cercado por minha família e queridos amigos na base missionária Cidade Forte. Mesmo assim, nos meses seguintes, comecei a me sentir cansado.
O acúmulo de responsabilidades na liderança de dois grandes ministérios evangelísticos, a AMME e a OneHope, me sobrecarregou, e comecei a pensar que não precisava mais pregar; outros poderiam fazê-lo. Logo, me senti triste, angustiado e desanimado. Orando sobre o assunto, percebi que estava abandonando minha missão para me dedicar a outras tarefas. Esse era o problema e me arrependi.
Orei reassumindo meu compromisso de pregar em cada oportunidade. Instantaneamente, meu ânimo retornou; me senti renovado e seguro, andando no caminho certo e cumprindo minha missão. A perseverança missional é essencial para nossa saúde espiritual e emocional, tanto pessoalmente quanto para toda a igreja. Não permita que o desvio da missão enfraqueça seu chamado ministerial.
………..