Causa: Ceder à assimilação cultural.
A conformação com os valores mundanos é raiz da crise vocacional; amar o mundo e o que no mundo há destrói a missão da igreja e o chamado dos crentes.
Lectio. Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Tiago 4:4 NVI (Tg 4:4-6).
Meditatio. Tiago escreveu para as igrejas formadas por judeus dispersos pelo Império, os quais enfrentavam todo o tipo de aflições. A carta aponta para a fé prática e obediente. Na divisão de Tg 4:1-12, o autor trata dos conflitos entre os irmãos e nos versículos 4 ao 6, continua a ideia de que a carnalidade e o mundanismo são a causa do problema. Tratando do mundanismo, Tiago utilizou o termo “adúlteros” como metáfora, evocando o conceito de infidelidade. A “amizade com o mundo” é um amor pervertido por valores e práticas que contrariam a santidade esperada dos cristãos. A palavra “mundo” (Gr. kosmos) refere-se ao sistema que atrai e domina a natureza humana caída e que se opõe ao Reino de Deus. Isso é enfatizado pela figura do ciúme divino no Espírito, Gr. phthonos, que tem o sentido de ‘decair’, como na sensação de estar doente por um desejo intenso, indicando a vontade de Deus em preservar seu relacionamento com o crente. Então, escolher o mundo não é algo comum ou normal, mas uma grave traição ao amor de Deus e a incorrência em seu ciúme. Tiago concluiu com um apelo à humildade, contrapondo a boa vontade de Deus ao orgulho humano. A citação de Pv 3:34 reforça a concessão da graça àqueles que renunciam os próprios desejos para agradar a Deus.
Oratio. Louve e adore a Deus porque ele é zeloso e ama profundamente o seu povo e deseja uma comunhão exclusiva conosco. Confesse a sua fraqueza diante das tentações do mundo e relate as vezes em que você buscou satisfação em ideias, escolhas, ações e relacionamentos que desagradam ao Senhor, criando impedimentos para ouvir e atender o chamado dele. Agradeça pela presença divina em sua vida através do Espírito Santo colocado em você. Agradeça por ser lembrado constantemente da vontade de Deus pelo Espírito e pelo fortalecimento que ele lhe dá para resistir às tentações do mundo. Reconheça sua dependência da boa vontade do Senhor, e pela oportunidade de rejeitar o orgulho e buscar a humildade em cada escolha e atitude. Consagre sua vida a Deus e declare o desejo de agradá-lo, de caminhar em humildade, resistindo ao que o mundo e sua carne possam querer.
Contemplatio. Depois de orar, tenha um tempo de quietude e perceba o Espírito Santo que Deus morando dentro de você. Em hebraico e em grego, Espírito é ‘vento’, e essa figura é usada várias vezes para descrevê-lo. Então olhe para o efeito do vento se movendo dentro de você, inclinando seu coração à vontade dele, impulsionando sua vida na direção do chamado ministerial. Não resista, não dê lugar aos desejos da carne ou às ofertas do mundo. Deixe que o Espírito leve você aonde ele quiser.
………..