Causa: Privilegiar a lógica humana.
A submissão da fé à lógica humana, em contrariedade às Escrituras, suprime o fervor vocacional e distorce o entendimento do ministério.
Lectio. Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. Cl 6:8 NVI (Cl 2:6-8).
Meditatio. Paulo escreveu aos colossenses para exaltar Cristo sobre todo o tipo de ideias e ensinos que poderia obscurecer a mente dos crentes acerca de sua grandeza e supremacia. Aqueles crentes haviam recebido ao Ungido, Salvador e Senhor. O verbo usado, Gr. lambanó, tem o sentido tomar algo porque estava disponível ou porque foi dado. Depois disso ele deveriam caminhar nele, ‘em Cristo’, expressão comum para Paulo e que indica que Cristo deveria se tornar o ambiente em que os crentes caminham. Em seguida, o apóstolo descreveu como Cristo seria o ambiente dos crentes: eles deveriam estar enraizados, isto é, fundamentados nele, e edificados ou construídos sobre ele. Portanto, tanto os valores e princípios, como os comportamentos e ações, deveriam estar fundamentados na pessoa de Jesus. Paulo ainda disse que esse alicerce e construção podem ser seguros ao conectar fé e ensino com gratidão, coisas em que os crentes deveriam ser abundantes. No entanto, para viver assim, os crentes deveriam vigiar para não se tornarem ‘mercadoria roubada’ de alguém, pela filosofia, a procura humana do conhecimento, e por ilusões vazias, coisas que parecem lógicas, mas não são. Paulo explicou ainda de onde vem esse conhecimento e essa ilusão que reduz as pessoas a um espólio: tradições humanas, e princípios mundanos. E o problema desses elementos é que eles não estão de acordo com Cristo.
Oratio. Adore a Deus pois Cristo se fez disponível e você pode aceitá-lo, ser enraizado, edificado e firmado nele. Confesse que filosofias sobre princípios mundanos e ilusões de tradições humanas pressionam você pela doutrinação ideológica nas escolas e pela promoção cultural nos meios de comunicação. Confesse que esses ataques ameaçam sua comunhão com Cristo e sua sensibilidade à vocação para servi-lo. Agradeça a Deus pelo ensino bíblico que você tem recebido e que fortalece sua fé, bem como pelas pessoas que tem ensinado você. Submeta-se ao ensino bíblico, considerando Cristo e o que você aprende nele como superior ao pensamento do mundo. Dedique a sua vida a aprender e a ensinar para que a igreja tenha uma fé alicerçada, construída e sempre firme sobre a rocha.
Contemplatio. Depois de orar, mantenha seus olhos fechados e perceba espiritualmente a doutrinação ideológica e a promoção cultural atacando as pessoas, nas escolas, nos meios de comunicação, nas conversas do dia a dia. Veja como como as pessoas são vencidas e carregadas como um produto roubado. Veja como isso faz as pessoas se afastarem de Cristo e da vocação dele. Agora contemple a segurança que há no ensino que conduz à fé.
Confessio. Depois dos anos no seminário, vivendo em um ambiente protegido, imerso no estudo da Palavra de Deus, fui estudar psicologia. Era uma universidade confessional, o capelão estudantil era amigo da família, e eu tinha uma sólida base bíblica. Nada deveria dar errado.
Na primeira semana de aulas, porém, um professor de filosofia dedicou-se fervorosamente a explicar os milagres pela ótica das probabilidades estatísticas, sugerindo que fenômenos extraordinários, como os relatados na Bíblia, seriam eventos raros, mas possíveis dentro das leis da natureza. Ele argumentou que, da perspectiva psicológica, a fé aumenta a percepção da realidade de tais eventos, tornando o improvável mais plausível para o crente. Assim, segundo o professor, a fé funciona como uma lente que permite enxergar milagres onde outros veriam apenas coincidências ou anomalias estatísticas. Para a psicologia, essa visão traz conforto e senso de propósito; para a fé, os milagres são manifestações reais do divino.
Confesso que aquelas aulas lançaram uma sombra de dúvidas em meu coração, venenosa e destrutiva, enfraquecendo meu relacionamento com Cristo e meu chamado ministerial durante meses. Fui resgatado daquele redemoinho pelo poderoso ensinamento de Paulo sobre a sabedoria humana e divina (1Co 1:18-2:16; 3:18-22). Nas passagens desse texto Paulo colocou a sabedoria nos eixos. A Palavra de Deus restaurou a minha fé e me fez transbordar de gratidão pela revelação de Deus aos pequenos.
………..