Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. (Gn 1:28, NVI)
Cinco imperativos definem a liderança missional na criação dos seres humanos nesse versículo. Os dois primeiros estão ligados à sua existência: sejam férteis e multipliquem-se. Os três seguintes definem sua missão. ‘Encham’ traz a ideia de ocupação. ‘Subjuguem’ tem o significado de controlar. ‘Dominem’ pressupõe governo, conduzir a criação conforme o propósito de Deus. Essas cinco ações são próprias do ser humano criado por Deus. Discursos que negam essa vocação e reduzem o ser humano ao nível das coisas e dos animais contradizem o que Deus estabeleceu. Ocupar, controlar e governar os espaços em que nos instalamos faz parte do desígnio divino. Como líderes missionais, somos chamados a exercer fielmente essa responsabilidade.
Reflita e ore
• Tenho mantido em mim as habilidades de ocupar, controlar e governar, ou elas têm sido sufocadas por discursos ideológicos vazios?
• Que espaços Deus me confiou para ocupar, controlar e governar? Quão bem estou exercendo essa responsabilidade e como posso fazê-lo melhor para a glória de Deus?