7. Coisas grandiosas

A falta de profundidade nas práticas devocionais e disciplinas espirituais incapacita os crentes para ouvir e responder ao chamado de Deus.

Lectio. Clame a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece. Jeremias 33:3 NVI (Jr 33:1-3).

Meditatio. O livro de Jeremias apresenta profecias de julgamento pelos pecados de Judá e promessas de restauração futura. O texto que analisamos faz parte do chamado Livro da Consolação (capítulos 30 a 33), com foco nas profecias de restauração. Nesse contexto, Deus promete que haverá restauração, mesmo que Jerusalém seja derrotada. Jeremias havia profetizado que a cidade seria conquistada e o rei Zedequias levado cativo, o que resultou em sua prisão nas dependências militares do palácio real, na tentativa de limitar sua influência sobre o ânimo do povo. Mesmo ali, detido por proclamar a vontade de Deus, o Senhor continuou a falar com ele, enviando essa segunda mensagem durante o tempo de sua prisão. Na derrota iminente de Jerusalém por um império pagão, do cativeiro do rei e na situação da prisão injusta do profeta, Deus se apresentou de forma impressionante: no início, meio e fim da frase, revelou seu nome, Iavé, derivado do hebraico ‘havah’,“aquele que se torna”, mostrando que Deus não é criado por ninguém, mas existe por si mesmo. Além disso, declarou que é ele quem faz ou realiza, forma ou designa, e firma ou mantém. O que? O texto traz apenas a partícula Hb eth, que não é traduzível, mas aponta para toda a situação, indicando o controle total de Deus sobre tudo o que acontecia. A partir dessa introdução, Deus expressou sua vontade: Jeremias deveria clamar, e Deus responderia, revelando coisas grandes e inacessíveis que ele ainda não conhecia. Esse texto ensina como Deus fala conosco: mesmo em situações injustas e difíceis, é preciso continuar falando e ouvindo a Deus. E assim, Deus revela aquilo que, de outro modo, seria impossível saber.

Oratio. Adore ao Deus que existe por si mesmo, aquele que traz tudo à existência, dá propósito e sustenta todas as coisas pelo seu poder, inclusive a sua vocação para o ministério. Confesse que, muitas vezes, mesmo fazendo a vontade de Deus, você se encontra em situações de perplexidade, estranheza e até de sofrimento por injustiça. Agradeça, contudo, porque, mesmo nesses momentos difíceis, Deus está presente e se dispõe a orientar você. Submeta-se à Palavra de Deus, buscando continuamente sua orientação e mantendo os ouvidos abertos para a resposta dele. Seja fiel ao chamado d a Palavra para ser fortalecido por ela e comunica-la onde você estiver.

Contemplatio. Agora, faça silêncio e contemple o Deus que dá vida aos mortos e chama coisas que não existem, como se existissem (Rm 4:17). Veja Deus falando sua Palavra e trazendo à existência os céus, a terra e tudo o que neles há. Ouça o Senhor dizer: “Haja luz” e veja a luz romper a escuridão. Agora, ouça a mesma voz do Senhor chamando: “Siga-me, e eu capacitarei você para pescar pessoas”.

………..

Participe do grupo de apoio a vocacionados da AMME.

Foto de José Bernardo

José Bernardo

Fundador e presidente da missão AMME

Compartilhe no:

Artigos relacionados