6. Por motivos errados

Problema: Fé interesseira.

A mentalidade de receber em vez de dar, e a atitude consumidora em vez de produtora, limitam a disposição para a missão e o ministério.

Lectio. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Tiago 4:3 NVI (Tg 4:1-3).

Meditatio. Tiago escreveu sua carta para levar os crentes a uma fé prática, evidente no comportamento. No texto que estamos estudando, ele tratou dos conflitos entre os crentes e revelou sua causa. Estas polêmicas e discussões tem origem nos prazeres egoístas e nos desejos carnais. Em seguida, ele explicou como a guerra interior se evidencia: paixões sem conquistas; matar, no sentido figurado da agressividade, e invejar, desejando possuir, sem atingir o objetivo; discussão e polêmica. O autor inspirado apresentou ainda dois outros sintomas dessa guerra dos desejos carnais, que são a causa dos conflitos entre os crentes: ‘não pedem’, isto é, com desejos carnais conflituosos, frequentemente os crentes não apresentam seus pedidos a Deus; ‘Quando pedem não recebem’, suas orações não são atendidas. O motivo é claro, os pedidos de quem está dominado pela sensualidade são errados pois seu interesse é investir nos desejos que querem dominá-las e que as levam ao conflito com outros crentes. O ensino do texto é sobre a causa dos conflitos na igreja. O erro denunciado é pedir coisas a Deus para investir nos desejos carnais. O acerto seria pedir a Deus e depender dele, ao invés de desejar e brigar por isso. A instrução final do texto é que os conflitos na igreja se resolvem quando os crentes submetem seus membros a obedecer a Deus e fazer a vontade dele.

Oratio. Adore a Deus pois ele não pode ser enganado por nossos interesses carnais; ele examina os corações e nos conhece. Louve-o por sua misericórdia e paciência, que nos orientam na verdade. Confesse os desejos sensuais que guerreiam em seu corpo, tentando controlar seus membros, que deveriam ser entregues a Deus. Agradeça pela presença do Espírito Santo, que luta contra a carne para que ela não faça o que quer. Submeta-se à vontade de Deus. Diga a ele que não quer satisfazer os desejos carnais, mas almeja experimentar a boa, agradável e perfeita vontade divinas. Ofereça os membros do seu corpo como instrumentos de justiça, para fazer o que a Palavra diz que é correto. Desse modo os interesses egoístas não dominarão a sua fé e você viverá plenamente na graça de Deus.

Contemplatio. Agora, faça silêncio e contemple. Olhe para seu interior e observe o Espírito Santo que a Escritura diz que Deus fez habitar em você. Jesus o viu vir como pomba, no Pentecostes ele foi visto como labaredas de fogo. Jesus disse que é como rios de água viva e como vento. Paulo o descreveu como um selo de garantia da salvação. Depois de perceber o Espírito Santo em você, observe como ele é cuidadoso, não querendo que você se renda a desejos carnais, mas pertença exclusivamente a Deus.

………..

Participe do grupo de apoio a vocacionados da AMME.

Foto de José Bernardo

José Bernardo

Fundador e presidente da missão AMME

Compartilhe no:

Artigos relacionados