Problema: Desvalorização da santidade.
A relativização do sagrado, onde o secular e o espiritual se tornam indistinguíveis, compromete a compreensão e o engajamento vocacional.
Lectio. Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro, Levítico 10:10 NVI (Lv 10:8-11).
Meditatio. No início do capítulo 10 de Levítico, lemos a triste história dos dois filhos mais velhos do sumo sacerdote Arão, sobrinhos de Moisés. Eles trouxeram fogo ‘desviado’ para dentro do Tabernáculo, fogo que não era da origem determinada por Deus, e foram mortos por isso. Sobre isto, o Senhor disse que manifestaria sua santidade (exclusividade) a quem se aproximasse dele. Mesmo no luto, seus parentes consagrados precisaram ser diferentes do povo. Então Deus falou ao pai daqueles rapazes: “Você e seus filhos…”, indicando a permanência do que Deus tem a dizer, ideia que se reflete também em “É um decreto perpétuo para as suas gerações” e em “e ensinar aos israelitas”, os descendentes de Israel. Deus disse duas coisas a Arão naquele momento. A primeira, o que não deveriam fazer: não tomar bebidas embriagantes antes de entrar no Tabernáculo. A bebida não estava proibida, mas seu uso foi especificado. A segunda, o que deveriam fazer: separar coisas exclusivas das comuns, coisas espiritualmente limpas das sujas, separação que a embriaguez dificultaria. A capacidade de separação está relacionada com a competência para ensinar o povo. Portanto, esse texto é sobre separar o santo ou exclusivo do profano ou comum. O erro denunciado é a incapacitação para separar. O certo é ensinar ao povo a partir do discernimento. A instrução é que não se trata de algo passageiro, mas permanente, pois a separação está firmada na própria natureza exclusiva de Deus.
Oratio. Adore a Deus pois ele é santo, exclusivo, não se mistura com o que é comum, e mostra sua exclusividade a quem quer que se aproxime dele. Confesse que a igreja tem relativizado a diferença entre o santo e o profano, interpretando erradamente que ‘tudo é puro para os puros’, ou que pode fazer qualquer coisa ‘para a glória de Deus’. Agradeça a Deus por ele ter separado você para a excelente obra do ministério e vocacionado você para comunicar o Evangelho a todas as pessoas. Submeta-se à exclusividade de Deus e separe-se do que é comum. Consagre-se para ser ‘vaso de honra, santificado, útil para o Senhor e separado para todo bom serviço.
Contemplatio. Contemple, pela fé, o que o povo de Israel viu três meses depois de sair do Egito (Ex 19). Olhe para o monte Sinai ao amanhecer, veja os raios e ouça os trovões, o forte som do shofar. Observe o temor tomando conta do povo e trema de medo também. Veja-se saindo do acampamento com o povo e aproxime-se do monte. Olhe como ele está coberto de fumaça: o Senhor desceu sobre ele em chamas de fogo. Veja a fumaça que sobe como a de uma fornalha, sinta o violento terremoto e ouça o shofar soando cada vez mais forte. Ouça a poderosa voz do Senhor. Perceba a santidade do Senhor. Ele é santo.
………..