2. É feliz quem obedece

Problema: Desorientação missional.

A incapacidade de a igreja definir sua missão, ou a adoção de missões estranhas, resulta em confusão, perdendo os vocacionados e paralisando sua ação.

Lectio. Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Provérbios 29:18 NVI.

Meditatio. O livro de Provérbios consiste em cinco partes distintas. O provérbio que estudamos está na quarta parte, Provérbios de Salomão compilados pelos homens de Ezequias, que vai do capítulo 25 ao 29. Os provérbios curtos dessa parte, compilada durante o reinado de Ezequias, 13º rei de Judá, se concentram na liderança em seus diversos aspectos: Autogoverno; Governo; Sociedade; Ética; Justiça; Relacionamentos. Nosso versículo trata da questão social, apontando para a razão da desordem e da ordem. Em uma tradução literal do texto hebraico lemos: ‘Sem visão o povo afrouxará, mas o guardador da instrução, feliz!’. O termo interpretado como ‘revelação divina’, significa simplesmente ‘visão’, propondo a ideia de um povo que não enxerga. A ‘proteger a instrução’, coordenada por uma conjunção adversativa, é o oposto. Nesse caso, instrução é o Hb. torá, que significa ‘atirado’, no sentido do que foi outorgado, e é usualmente aplicado particularmente ao Pentateuco e de modo geral às Escrituras. O conceito traduzido como ‘se desvia’, significa afrouxar e indica a perda da integridade, prefigurando a desunião, as desordem e imoralidade. Já o termo traduzido como ‘obedecer’, traz a ideia de cercar algo de cuidado, podendo significar inclusive a valorização. É interessante notar que a frouxidão é coletiva, mas a guarda da instrução é pessoal. O texto termina com uma interjeição: Feliz! O versículo ensina sobre sociedade. O erro é viver sem visão, o que leva à frouxidão. O acerto é guardar a instrução divina, o que leva à felicidade.

Oratio. Agora ore, adorando a Deus que nos instrui e orienta cuidadosamente sobre como devemos viver. Confesse que muitos à nossa volta vivem sem visão, parecem ser livres e estarem bem, mas perdem a integridade pessoal, moral e social. Agradeça a Deus pela felicidade e bênção que há em viver conforme a instrução dele. Submeta-se à visão que Deus dá, ao invés de olhar apenas para os próprios desejos; aceite o chamado divino e faça o que ele manda. Entregue sua vida a guardar a instrução divina, mesmo no meio de pessoas que caminham sem enxergar.

Contemplatio. Tendo lido as Escrituras, meditado nelas e orado sobre o que elas dizem, chegou a hora de contemplar. Olhe para a criação divina e veja a ordem que ele deu a tudo. Veja o Deus disse a Jó para observar (Jó 38,39), a ordem que deu à geografia, à astronomia e à biologia. Tudo está em seu lugar e segue as suas instruções. Compare a ordem na instrução divina com o sistema maligno criado no pecado da humanidade, observe a política, o crime organizado, as guerras e a destruição da natureza. Deixe que essa comparação crie em seu coração a fome e sede pela justiça de Deus.

………..

Participe do grupo de apoio a vocacionados da AMME.

Foto de José Bernardo

José Bernardo

Fundador e presidente da missão AMME

Compartilhe no:

Artigos relacionados