6. Todos me abandonaram

Problema: Sentimento de solidão.

Por falta de visão, muitas vezes as pessoas mais próximas não apoiam o vocacionado. Isso pode criar uma dolorosa sensação de abandono e solidão.

Lectio. Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram. Que isso não lhes seja cobrado. 2Timóteo 4:16 NVI (2Tm 4:14-18).

Meditatio. Na passagem anterior (2Tm 4:9-13), Paulo explicou que sua equipe estava desfalcada por vários motivos e chamou Timóteo e Marcos para recompô-la, enquanto produzia nos últimos meses de seu ministério. Os versículos 14 e 15, falando de Alexandre, acrescentam informação sobre o desfalque e preparam para a seguinte: Paulo ficou sozinho na primeira audiência judicial de sua prisão, possivelmente acusado pelo incêndio de Roma. Como ele lidou com a decepção, frustração, falta de apoio e solidão? Primeiro, manifestou perdão, pedindo que isso não fosse cobrado dos que o abandonaram. Segundo, testemunhou a permanência do Senhor ao seu lado e a força que dele recebeu. O termo Gr. endunamoó indica habilidade interior, talvez referente à inteligência emocional e à capacidade de lidar com as próprias emoções. Terceiro, dedicou-se ao cumprimento de sua missão divina. Quarto, relembrou o livramento recebido. Quinto, confessou sua esperança presente e futura no Senhor. Sexto, glorificou a Deus. Esse texto nos ensina a lidar com a falta de apoio, abandono e solidão. Denuncia o erro de se opor ao ministério e abandonar ministros, enquanto promove o acerto de encontrar força no Senhor e na missão. A instrução aponta para esperança ativa e para a adoração.

Oratio. Se você sente a frustração da falta de apoio, do abandono e da solidão, ore agora. Adore ao Senhor, que nunca te abandona e traz esperança tanto para o presente quanto para o futuro. Confesse se, em algum momento, você se opôs ou abandonou outros obreiros, pois nós colhemos o que semeamos. Agradeça pela ação do Senhor em sua vida e pelos livramentos que ele tem concedido; lembre-se de cada um. Reconheça que o Senhor está no controle de tudo e que a situação em que você está faz parte do perfeito plano dele. Dedique-se ao cumprimento de sua missão divina de comunicar o Evangelho, mesmo em meio às dificuldades.

Contemplatio. Se você se sente só em sua vocação, lembre-se de quantos obreiros foram fortalecidos pela presença favorável de Deus: Moisés, no deserto de Midiã; Elias, no Monte Horebe; Jeremias, no fundo do poço; Samuel, rejeitado na velhice; Davi, fugindo de Saul; Jesus, no Getsêmani; e Paulo, na prisão. Agora, no silêncio, sinta a presença de Deus ao seu lado, dando-lhe força interior para administrar suas emoções e tornar-lhe mais resistente e resiliente. Veja como Deus cuida de você, garantindo que a vocação e a missão que Ele lhe deu sejam completadas. Apoie-se na presença e no cuidado de Deus, e persevere naquilo que Ele confiou a você!

………..

Participe do grupo de apoio a vocacionados da AMME.

Foto de José Bernardo

José Bernardo

Fundador e presidente da missão AMME

Compartilhe no:

Artigos relacionados