Problema: Desamparar os vocacionados.
A ausência de um compromisso claro com o sustento missionário desanima os que sentem o chamado e os limita à busca por sustento pessoal.
Lectio. pois a Escritura diz: “Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal”, e “o trabalhador merece o seu salário”. 1Timóteo 5:18 NVI (1Tm 5:17-20).
Meditatio. Paulo escreveu a Primeira Carta a Timóteo para instruí-lo na liderança da igreja em Éfeso. Nosso texto faz parte da seção de instruções sobre o cuidado e o tratamento de grupos específicos na igreja (1Tm 5:1-6:2). Paulo tratou especificamente de como honrar e como repreender os líderes. No primeiro versículo ele destacou, entre os que estão à frente da igreja, os que se exaurem na palavra e no ensino: todos eles devem ser duplamente valorizados. Em seguida, Paulo citou Dt 25:4 e Lc 10:7, definindo a característica trabalhista para o ministério, e econômica para a valorização. É interessante notar que o apóstolo citou as palavras de Jesus conforme Lucas como ‘Escritura’, colocando-as no mesmo nível da Lei mosaica. Depois fez a dupla valorização incidir sobre as denúncias e a correção dos líderes. Conforme as Escrituras, uma denúncia contra os líderes deveria seguir o princípio estabelecido em Dt 19:15. Porém, sendo comprovada, a correção seria pública, dando o privilégio de o líder servir como exemplo para a congregação até mesmo ao receber a correção. Portanto, o ensino deste texto é sobre como honrar os líderes. Denuncia-se o erro de acusações infundadas contra eles, e o acerto de honrá-los economicamente enquanto trabalham. A qualificação dos líderes como trabalhadores esforçados e a excelência da comunicação do Evangelho pela pregação e ensino servem como instrução permanente.
Oratio. Em seu tempo de oração, comece adorando a Deus por prover instruções claras para a liderança na igreja, distinguindo-a da liderança mundana. Confesse que nem sempre temos honrado os líderes que se esforçam na igreja, especialmente na Palavra e no ensino. Confesse que, particularmente os vocacionados que estão se preparando para o ministério, não são valorizados como é devido e sentem-se desencorajados e desmotivados por isso. Agradeça por aqueles que, mesmo sem o necessário apoio, estão desejosos de se esforçar para a glória de Deus. Se você tem a vocação, submeta-se a ser o exemplo dos fiéis até mesmo quando receber correções. Entregue sua vida à comunicação do Evangelho, na pregação e no ensino. Decida-se a administrar os recursos do Reino em favor dos trabalhadores da grande colheita.
Contemplatio. Contemple uma grande plantação de trigo. Veja como as hastes se curvam ao peso das espigas cheias. É tempo de colheita e o campo fica dourado ao entardecer, ondulando à brisa. Observe uns poucos trabalhadores que se esforçaram o dia todo, ainda agora trabalhando na colheita. O senhor deles espera pelo fruto que trarão. Não merecem eles comer e vestir do seu trabalho? Não devem receber o salário por se esforçarem na colheita? Não são tão dignos quanto quem trabalha em outras profissões?
………..