5. Maneja corretamente

Problema: Dúvida da experiência.

Por que estou estudando isso? Qual a razão de trabalhar com aquilo? Como tal vivência vai me ajudar? Duvidas assim atrapalham o preparo ministerial.

Lectio. Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade. 2Timóteo 2:15 NVI (2Tm 2:14-19).

Meditatio. Em 2 Timóteo, o capítulo 2 é guiado por expressões sobre a ministração da Palavra de Deus
(2Tm 2:2,8,11). No versículo 11, a expressão introduz uma confissão sobre a fidelidade divina (vv. 11-13).
A partir disso, Paulo orientou Timóteo a lembrar a todos a Palavra comunicada, sem batalhar com argumentos humanos. Em contraste, ele deveria ‘cortar retamente a Palavra da verdade’, referindo-se ao uso eficaz das Escrituras. Argumentações humanas causam catástrofes; o crente deve falar a Palavra. Para isso, Timóteo deveria se apressar, colocando-se como aprovado, um trabalhador produtivo, não incapacitado. O oposto seria dar atenção a ‘sons vazios’, que ultrapassam os limites e promovem irreverência, sendo como ‘gangrena que se espalha como capim’. Depois de dar um exemplo, Paulo finalizou afirmando que o fundamento de Deus, a Palavra da Verdade, tem um selo de autenticação: Deus conhece, de modo relacional, os que são seus, e esses se afastam da injustiça. Essa passagem nos ensina como ministrar a Palavra. O erro é se basear em argumentos humanos. O acerto é ser aprovado como obreiro produtivo e capacitado. A instrução é examinar sempre se a Palavra que recebemos aproxima Deus de nós e nos afasta do que é contrário à vontade dEle.

Oratio. Depois de meditar neste texto, reserve um tempo para oração. Primeiro, exalte a Deus pela Palavra que nos deu, um alicerce sólido, que sempre nos aproxima de Deus e nos afasta do pecado. Confesse as vezes em que, em vez de proclamar a Palavra de Deus, você proferiu palavras vazias e irreverentes, que prejudicam a vida espiritual. Agradeça pelo privilégio de ter recebido o chamado para trabalhar e produzir frutos na comunicação do Evangelho de Jesus. Submeta-se à Palavra de Deus, abandonando argumentos humanos que distorcem a verdade. Lembre-se de sua dependência do Senhor no seu preparo ministerial, pois é ele que está oferecendo cada experiência e oportunidade que voê tem recebido. Dedique-se a ser aprovado como um trabalhador fiel do Reino, capacitado a “cortar retamente” a Palavra da verdade.

Contemplatio. Faça silêncio, afaste-se um pouco deste mundo e contemple o que acontece. Veja como as pessoas buscam insistentemente por poder e sabedoria. Olhe para os universitários com suas pesquisas e teses. Observe os cientistas e suas descobertas, os engenheiros e suas tecnologias. Atente para os mercadólogos e políticos em seu esforço de compreender seus públicos. Depois, olhe para Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus, que revela, no relacionamento com os pequenos como nós, aquilo que os grandes e poderosos não conseguem entender.

………..

Participe do grupo de apoio a vocacionados da AMME.

Foto de José Bernardo

José Bernardo

Fundador e presidente da missão AMME

Compartilhe no:

Artigos relacionados