2. Dou-lhe esta instrução

Problema: Falta de clareza.

Não saber para onde ir, o que fazer e com que recursos é queixa comum de vocacionados. Falta de clareza no chamado dificulta o esforço e a perseverança.

Lectio. Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, 1Timóteo 1:18 NVI (1Tm 1:18-20).

Meditatio. Timóteo deveria lembrar-se das profecias que foram ditas sobre ele, a fim de que pudesse se dedicar à missão que lhe foi proposta. O termo “combata” (Gr. strateuomai), com os sentidos de ser um soldado e de guerrear, repete a constante comparação do ministério com a carreira militar, tão prestigiada no Império Romano. Além disso, o adjetivo traduzido como ‘bom’ (Gr. kalos) têm o sentido de ‘bonito’, ou seja, a qualidade observável do ministério. A menção às profecias reafirma a natureza divina da vocação, é Deus quem chama, e a clareza com que ele o faz. Paulo ainda advertiu Timóteo a manter a fé e uma boa consciência no cumprimento de sua vocação, contrastando sua atitude daqueles que “naufragaram na fé”, mostrando o risco de não seguir o chamado divino. A luta ministerial requer confiança no chamado que Deus nos deu e firmeza nas instruções que recebemos. O erro denunciado é o abandono da fé e da consciência limpa no exercício do ministério, que pode resultar em naufrágio espiritual. Manter a obediência àquilo que Deus determinou, mesmo quando a luta se torna intensa, é como nos mantemos firmes. Seguir o chamado é uma batalha, mas é possível avançar confiando na direção de Deus e guardando a fé com uma consciência limpa. Isso impede o desvio pela dúvida e nos mantém firmes na vocação.

Oratio. Adore a Deus pois é ele quem vocaciona, e o chamado dele é claro e objetivo. Confesse qualquer falta de fé ou medo em seguir o chamado que Deus já deu a você, e peça perdão se alguma vez não agiu conforme o conhecimento de sua vocação. Agradeça ao Senhor por tantos meios e pessoas que ele tem usado para comunicar a Palavra a você. Declare a sua dependência de Deus e da orientação clara e decisiva dele, principalmente quando o ministério se torna uma batalha mais intensa. Dedique-se a combater o bom combate, agindo sempre conforme a fé e o entendimento que sustentam sua vocação, para que outros vejam o seu exemplo e o sigam.

Contemplatio. Agora tire um tempo para observar a ação de Deus ao longo de sua vida: quantas vezes ele falou com você, as pessoas e os meios que ele usou para isso, e o impacto que a palavra dele teve em você. Contemple especialmente as palavras de Deus sobre a sua vocação: ouça novamente a voz do Senhor chamando você para o combate, e deixe que a palavra dele assegure a sua fé e a percepção coerente do que você deve fazer. No silêncio, nos braços do Senhor, apure seus ouvidos e sinta novamente a emoção de ouvir a voz de Deus. A clareza do chamado garante a perseverança nas batalhas.

.


Participe do grupo de apoio a vocacionados da AMME.

Foto de José Bernardo

José Bernardo

Fundador e presidente da missão AMME

Compartilhe no:

Artigos relacionados