Problema: Secularização da igreja.
Materialismo, secularismo e humanismo contaminam e obscurecem a missão da igreja; preferir moda, tecnologia, carreira e dinheiro, impede as vocações.
Lectio. Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
1 João 2:15 NVI (1Jo 2:15-17).
Meditatio. João escreveu sua primeira carta às igrejas para combater heresias que se infiltravam na igreja, particularmente a que pregava a redenção pelo conhecimento esotérico. No versículo 15, o apóstolo inspirado por Deus, faz duas declarações contundentes. Primeira, “não amem o mundo”, para o que o verbo amar é o Gr. agapaó, com o sentido de preferir ou escolher e está no imperativo, uma ordem a ser obedecida; já o termo para ‘mundo’ traz a ideia do sistema organizado, ordenando que os leitores não prefiram os institutos e as instituições mundanas. Segunda, em um modo condicional e repetindo a ideia de preferir ou escolher, ‘se alguém ame’, afirma que o amor do Pai não está nele: ‘no caso em que alguém prefira o sistema mundano, o que Deus prefere não está nele’. Para explicar o que afirmou, João fez ainda outras duas afirmações. Primeira, o que se sente no mundo, o que se deseja e o que se ostenta não vem do Pai, mas do mundo. Segunda, adicionada à anterior, os institutos e instituições mundanas, bem como as paixões que concentram são passageiros, no entanto, o que busca o propósito de Deus, permanece por todo o tempo. Em mundo que se esforça para ser prazeroso, desejável e atraente, este texto nos ensina a fazer melhores escolhas. É um erro escolher o que o sistema é e oferece. O crente deve escolher os propósitos de Deus e viver assim, não em busca do que é passageiro, mas tornando-se permanente.
Oratio. Depois de meditar neste texto, tenha um tempo de oração. Adore ao Senhor pois ele é eterno e nos dá vida eterna quando escolhemos os propósitos dele. Confesse que o mundo tem um forte apelo para o prazer carnal, apresenta coisas desejáveis e de boa aparência, e que isso ameaça nos desviar dos propósitos divinos. Confesse que muitos deixaram a vocação do Pai e foram em busca daquelas coisas. Agradeça por Deus ser o Pai amoroso, que colocou em nós as preferências dele e nos orienta pela Palavra a experimentar a boa, agradável e perfeita vontade dele. Submeta-se aos propósitos de Deus para sua vida e rejeite as ofertas do mundo. Dedique-se a buscar as coisas eternas e não as passageiras.
Contemplatio. Depois de orar, fique em silêncio por um tempo e contemple em seu coração, como a vida passageira. Olhe para as pessoas ao seu redor, veja como os anos passaram rápido. Olhe para as coisas que elas escolheram anos atrás, que lutaram tanto para obter, e veja como perderam o valor, saíram de moda, se deterioraram. Olhe para pessoas que buscaram fama e dinheiro e que agora morreram. Agora olhe para a sua vida em Deus, sua escolha por obedecê-lo, a vida que você entregou a ele, os frutos que permanecem, e veja como ele é poderoso para guardar o seu tesouro por toda a eternidade.
………..